Expedição Pantanal – Agosto 2024

Foram seis dias repletos de fotografias, aprendizados, aventuras e experiências inesquecíveis. Iniciei essa jornada ao lado de um grupo de 12 pessoas, lideradas pelo renomado fotógrafo e professor Marcello Cavalcanti, e pelo experiente guia naturalista Thiago Rodrigues. Duas figuras de peso, cuja sabedoria e conhecimento foram fundamentais para o sucesso da expedição.

Logo no primeiro dia, partimos de Cuiabá em direção a Porto Jofre, pela icônica Rodovia Transpantaneira. Esse trajeto já nos presenteou com as belezas naturais do Pantanal, onde não resistimos em capturar nossos primeiros cliques.

Ao chegarmos em Porto Jofre, um pequeno porto repleto de charme, embarcamos em uma lancha rumo ao nosso barco-hotel. Esse seria o nosso lar flutuante pelos próximos quatro dias, durante os quais desfrutamos de saídas fotográficas diárias, tanto ao amanhecer quanto ao entardecer.

Cada dia começava às 5:00 da manhã, com o deslumbrante espetáculo do nascer do sol pantaneiro, e se encerrava por volta das 21:00, com a satisfação de mais um dia de descobertas. A cada saída, novas aventuras nos aguardavam, e o Pantanal, com sua riqueza inigualável, nunca deixava de nos surpreender.

Em quatro dias, presenciamos 30 avistamentos de onças-pintadas, identificando 21 indivíduos diferentes. Aprendemos a distinguir cada uma delas, notando como suas pintas formam padrões únicos, semelhantes às nossas impressões digitais.

Além das majestosas onças, fomos presenteados com encontros com jacarés, ariranhas, centenas de aves e o imponente cervo-do-pantanal. O Pantanal é, sem dúvida, o berço da fauna brasileira, um lugar de beleza extraordinária e de espetáculos naturais que aquecem a alma.

Após essa imersão intensa de quatro dias a bordo do barco-hotel no Rio Piquiri, retornamos a Porto Jofre. De lá, seguimos pela Rodovia Transpantaneira até uma aconchegante pousada, onde passamos uma noite, recarregando as energias e aproveitando a oportunidade para avistar mais alguns animais.

Por fim, retornei para casa, para os braços calorosos da minha família, onde pude compartilhar cada detalhe dessa aventura inesquecível. Aqui, deixo um resumo dessa jornada, acompanhado por algumas fotos que capturam a essência desse lugar mágico que é o nosso Pantanal mato-grossense.

ARIRANHA-QUADRADO-BLOG
MARTIMPESCADORGRANDE-QUDRADO-BLOG